Posted in Guides, Industry January 20, 2020

Casino Gamificação: Uma Tendência Moderna no iGaming

A gamificação está fazendo sucesso na indústria de iGaming. Essa tendência moderna refere-se ao uso de elementos de jogos de vídeo em plataformas que não são de jogos de vídeo para destacar os aspectos mais significativos dessas plataformas específicas. O conceito de gamificação não é novidade, mas a indústria de jogos de azar online o levou a um novo patamar. 

Para ajudar você a entender como a gamificação está sendo usada em cassinos online, produzimos um guia detalhado. Mais especificamente, falaremos sobre coisas como: 

O que é Gamificação em poucas palavras e como isso funciona?

Em termos simples, a gamificação consiste em transformar uma atividade não relacionada a jogos em um jogo. Geralmente, trata-se de transformar algo que não é divertido para todos em algo que o manterá na ponta da cadeira por meses. Os cassinos fazem isso trazendo elementos de jogos para todas as áreas de um site de jogos, proporcionando aos jogadores uma experiência mais divertida. É por isso que estamos vendo cada vez mais operadores implementando características distintas de jogos de vídeo e recursos na área de jogos. 

Aqui estão alguns exemplos dos elementos de gamificação frequentemente usados por cassinos: 

  • Pontos de fidelidade 
  • Barra de progresso de evolução
  • Criação de avatar 
  • Quadros de classificação 
  • Completação de mapa 
  • Lojas e moeda virtual
  • Vários tipos de desafios e missões 
  • Interação entre jogadores 

Basicamente, a gamificação proporciona uma camada extra de entretenimento e engajamento para tarefas que, de outra forma, seriam monótonas. Portanto, se você não gosta da parte de jogos de azar dos jogos de cassino, com certeza vai adorar a parte de jogos deles – principalmente porque há uma recompensa esperando para ser conquistada se você superar os outros jogadores. Vamos encarar, no fundo, todos nós somos competitivos e adoramos uma boa partida amigável! 

A gamificação proporciona uma plataforma fantástica para recompensar e incentivar a dedicação, transformando a sessão de jogos tradicional em uma aventura – uma que recompensa os jogadores de várias maneiras. Os melhores cassinos de gamificação ajudam as pessoas a viver uma vida mais emocionante e a adquirir hábitos mais saudáveis. Eles oferecem um senso de realização pessoal ao obter uma nova insígnia ou ganhar pontos, ao mesmo tempo em que despertam nosso desejo de competição profundamente enraizado. 

Gamificação em Jogos de Cassino

Embora possa parecer paradoxal, nem todos os jogos de cassino são gamificados e integrar esse conceito a eles é relativamente novo. Como você provavelmente sabe, os cassinos têm vantagem nos jogos de azar, e isso não vai mudar. Portanto, adicionar recursos aos jogos para reduzir a vantagem não parece muito realista. 

No entanto, o que você encontra em jogos de cassino gamificados são mecanismos para ganhar mais sem aumentar suas chances reais de ganhar. É um pouco confuso; sabemos disso, mas peço que nos acompanhe por mais um tempo. Por exemplo, você está jogando um jogo de blackjack onde a vantagem da casa está entre 1,5% a 2,0%. As ferramentas de gamificação podem não ajudá-lo a reduzir essa porcentagem, mas podem aumentar sua banca e dar a você uma chance extra de vencer essas probabilidades. 

Através da gamificação, os operadores de cassino lhe dão uma mãozinha oferecendo multiplicadores aumentados, rolos bloqueados que podem ser ativados ou uma missão que oferece a chance de ganhar quantias substanciais de dinheiro. Novamente, isso não irá alterar a taxa de Retorno ao Jogador, mas o dinheiro potencial que você pode ganhar aumenta drasticamente. 

Como a Gamificação Surgiu e Por que os Cassinos Precisam Dessa Tendência?

No âmbito da web, a indústria de iGaming é bastante antiga, tendo sido lançada há duas décadas. Os primeiros cassinos que entraram no mundo do iGaming eram bastante básicos e apresentavam apenas alguns jogos; no entanto, isso foi uma inovação que abriu caminhos. Portanto, para a primeira geração de jogadores, o jogo online permitiu que eles jogassem seus jogos de cassino favoritos no conforto de suas casas, e isso era um conceito surpreendente na época. As pessoas ficavam maravilhadas com a qualidade dessas criações.

No entanto, à medida que a tecnologia evoluía, as demandas e expectativas dos jogadores também cresceram. Os jogadores começaram a considerar os gráficos de última geração e as plataformas sofisticadas como garantidos, e se acostumaram a jogar jogos de cassino em praticamente qualquer dispositivo, incluindo tablets e smartphones. Consequentemente, a concorrência entre os operadores de iGaming ficou mais acirrada, pois os cassinos online sempre tiveram que encontrar maneiras novas de entreter e manter os jogadores engajados. 

Os avanços tecnológicos permitem que os fornecedores de software produzam melhores jogos, e a demanda por jogos de alta qualidade é infinita. Os operadores estão se esforçando pela inovação, assim como os jogadores. Os jogadores de hoje têm mais familiaridade com a tecnologia do que as gerações anteriores e não ficam satisfeitos com nada comum ou convencional. A criatividade é essencial nos dias de hoje, e os cassinos que podem oferecer algo único têm uma vantagem competitiva em relação aos outros. 

Por que é tão popular?

Embora a gamificação seja um termo do século XXI, o motivo pelo qual ela é tão atraente vem de uma fonte mais antiga. Nossa afinidade natural por competição, superação e conquistas está profundamente enraizada em nós. Todos nós adoramos uma boa competição, especialmente com pessoas com quem compartilhamos interesses mútuos, como o jogo. Ferramentas de gamificação como torneios, duelos e quadros de classificação despertam o espírito competitivo em nós. Ver que você alcançou o primeiro lugar no quadro de classificação traz uma sensação de satisfação, especialmente quando a recompensa é lucrativa.

Os jogadores acham mais atraentes os cassinos que permitem jogabilidade personalizada. Ter um avatar único de sua preferência cria uma conexão mais forte e maior engajamento com o cassino. Ter missões diárias para cumprir para progredir faz com que você tenha mais vontade de jogar. 

Diferentes Formas de Gamificação

O conceito de gamificação se expressa de várias maneiras, e esse é um dos motivos pelos quais é tão eficaz. No entanto, os operadores não devem perder de vista o motivo central de sua existência, que é por isso que eles geralmente optam por três ou quatro elementos populares. No final das contas, tudo se resume a criar a melhor experiência possível de cassino. E eles conseguem isso através da imersão nos jogos e de muitas recompensas acompanhando essa imersão. 

Analisamos os elementos de gamificação mais populares para você ter uma ideia do que esperar de cassinos online que adicionaram essas inovações. 

Quadros de Classificação

Quadros de classificação são implementados em uma ampla variedade de estilos de jogos, desde jogos multiplayer até jogos de tiro. Essa ferramenta parece se adequar naturalmente aos cassinos online, já que muitos operadores já estão realizando promoções que envolvem sistemas de classificação. Os quadros de classificação têm uma estrutura simples, o que os torna ideais para jogadores de todos os níveis desfrutarem. Um exemplo de gamificação com quadros de classificação seria quando os cassinos exigem que os jogadores joguem caça-níqueis em uma ordem específica e por uma quantia específica em dinheiro para subir na classificação. 

Quanto mais pontos você marcar e melhor você se sair, mais rápido alcançará as melhores posições no quadro de classificação, onde prêmios enormes aguardam. Alguns cassinos permitem que os jogadores compartilhem suas conquistas nas redes sociais.

Missões

Esse é o tipo mais comum de gamificação usado em cassinos online atualmente. O conceito é semelhante ao de jogos multiplayer online. As promoções baseadas em missões vêm em várias versões e podem incluir uma jornada por um mapa 2D no qual os jogadores desbloqueiam novas áreas e locais à medida que progridem. Às vezes, o objetivo da missão pode ser jogar um determinado número de rodadas ou obter uma grande vitória em um jogo específico. Em outras ocasiões, você pode ter que acumular uma certa quantidade de símbolos Wild ou outros símbolos nos rolos. 

Ferramentas de gamificação baseadas em missões aumentam consideravelmente a intensidade e o fator de imersão. Quando os jogadores completam essas missões, eles podem obter ou desbloquear pontos ou bônus adicionais. Algumas dessas missões podem ocorrer enquanto você joga caça-níqueis. Você pode precisar concluir uma rodada de bônus específica ou ganhar uma determinada quantia de dinheiro para desbloquear novos prêmios e bônus na sua missão. 

Programas de Fidelidade

Programas de fidelidade ou VIP não são novidade nos cassinos online. Na verdade, eles existem desde os primeiros dias do iGaming. Os pontos de fidelidade, como o nome sugere, recompensam os jogadores por serem fiéis e jogarem regularmente. O sistema de pontos mais comum funciona com base na frequência das apostas. Por exemplo, você ganha um ponto para cada R$10 apostados em jogos de cassino. Quanto mais pontos você acumula, maior é o seu status na classificação. E quanto mais você avança na classificação, maiores são as recompensas que você recebe. Por exemplo, você pode resgatar 2.000 pontos de fidelidade para um fim de semana em um resort exclusivo ou uma viagem de 7 dias para as Bahamas. 

Redes Sociais

As redes sociais são uma parte significativa da vida de muitas pessoas. Portanto, elas podem ser ótimas para a gamificação, pois permitem que os operadores de cassino recebam alguma publicidade gratuita por meio de seus clientes. Os jogadores podem compartilhar suas conquistas com os amigos do Facebook ou do Twitter e dar visibilidade aos cassinos online. Alguns cassinos até premiam os jogadores por divulgarem seus negócios nas redes sociais. 

Casino Gamification, Casino Guides

MORE NEWS

EnergyCasino promotions
What makes a casino bonus valuable?